top of page
Image by Kilian Karger

Radiações e suas aplicações na saúde

O jogo consiste em uma simulação que permite explicar como ocorrem os processos de fissão nuclear, reação em cadeia e o funcionamento de um reator nuclear. Através dessa simulação é possível acompanhar o processo que ocorre quando os nêutrons atingem o núcleo de Urânio, e como a reação se propaga. Sendo assim, se apresente como uma boa possibilidade para abordar o conteúdo de radioatividade que muitas vezes é de difícil abstração por parte dos alunos. Nesse contexto, é possível ainda através da simulação analisar como essas reações funcionam para geração de energia em uma usina nuclear através da simulação do reator nuclear. Portanto, é possível utilizar a simulação na própria abordagem do conteúdo de radioatividade.

Objetivo: A utilização desse jogo em sala de aula tem como objetivo promover uma aprendizagem de maneira lúdica, permitindo explorar de forma divertida o conteúdo já desenvolvido em sala de aula de maneira tradicional, ou não. Desse modo, se apresenta como uma excelente possibilidade para reforçar os conceitos aprendidos, relembrar conceitos já estudados e sanar as possíveis dúvidas que surgem no decorrer da atividade.

Sugestão de uso:

Sugere-se que ao desenvolver o conteúdo de radioatividade, mas especificamente ao se falar da fissão nuclear, seja possível realizar a demonstração através da simulação, de modo que o professor explique aos alunos como acontece. A partir disso, o professor pode propor aos alunos a utilização do simulador em seus celulares e sugerir alguns passos na sua utilização, como por exemplo, aumentar em intervalos específicos o número de núcleos de urânio e discutir sobre as observações feitas com esse aumento. Além disso, essa simulação permite discutir sobre a aplicação da radioatividade na geração de energia, sendo possível abrir as discussões a partir disso sobre os diferentes tipos de aplicação que a radioatividade possui.

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular:

(EF09CI07) Discutir o papel do avanço tecnológico na aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonância nuclear magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).

Radiações e suas aplicações na saúde: List
bottom of page