top of page
Café moído

Separação de misturas homogêneas e heterogêneas

Métodos de separação

Tempo estimado:  10 – 15 min

O jogo sugerido é formado por um labirinto que o personagem (Cientista) deve atravessar para pegar um caixote referente a uma mistura e levar novamente ao lugar de início do jogo onde está o método de separação que deve ser utilizado para separá-la. Sendo assim, é um jogo que testa o conhecimento dos participantes a respeito do tipo de separação de mistura que pode ser empregado para cada mistura, sendo necessário o conhecimento desses métodos.

  • Objetivo: A utilização desse jogo em sala de aula tem como objetivo promover uma aprendizagem de maneira lúdica, se apresentando como uma possibilidade de aprimoramento do conteúdo desenvolvido em sala de aula de maneira mecânica sobre os métodos de separação à medida que surgem dúvidas sobre as respostas corretas, o que permite aperfeiçoar o conhecimento visando o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. Além disso, proporciona a interação e o desenvolvimento de trabalhos em grupo na sala de aula.

O jogo é formado por três fases tendo cada uma dela quatro tipos de misturas que devem ser corretamente levadas ao seu correspondente em termos de separação. O nível de dificuldade vai aumentando à medida que as fases se passam. O jogador inicia com um total de 5 vidas que podem ser perdidas se o caixote for levado à forma de separação incorreta, se o monstro do labirinto o alcançar ou se, especificamente na última fase, cair no calabouço.

Sugestões de aplicação: 

  • O jogo não possui usabilidade para celular, portanto, se faz necessária a utilização do computador ou tablet desde que esteja disponível um teclado, pois o comando do jogo é através do sistema de setas. Portanto, caso haja uma sala de informática na escola, seria interessante que cada aluno pudesse ter a possibilidade de tentar concluir as fases do jogo, podendo ser contado o tempo e feito um ranking de posições estimulando uma competição saudável. É importante destacar que em todos os modelos de jogo que consideram a possibilidade da turma ser dividida em grupos se faz necessária presença de um projetor em sala ou de uma televisão, para que o professor apresente o jogo e as equipes possam participar.

  • Caso não haja disponibilidade de vários computadores, sugere-se uma dinâmica de grupo em sala de aula, na qual a turma pode ser dividida em dois ou três grupos e em cada fase o grupo deve escolher um representante para jogar. Resolve-se na sorte qual será o primeiro grupo a jogar, pois esse terá todas as opções disponíveis e, portanto, poderá escolher a que achar melhor para levar até o método de separação correto. Caso o representante do grupo acerte o grupo irá pontuar, se ele errar o grupo não pontuará e a vez passará para outro grupo.

  • Em caso de aula remota, o professor pode manter a dinâmica de grupo e a cada vez que o aluno estiver jogando deverá compartilhar a tela para que todos possam ver o que está sendo feito por ele.

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular:

(EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).

(EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros).

Separação de Misturas homogêneas e heterogêneas: Lista
bottom of page