top of page
AEnB2UokOo5XpfGqevhVRR17UxDXBxgQ2VeUvZZ2kyw_ohxv4jANe3Tb0mGSF4O27PCsjuFwn0jGzj73gMbFDBXztuh-HmqPzw_e

Aspectos quantitativos das transformações químicas

O jogo é formado por onze perguntas que se relacionam ao entendimento das Leis de Lavoisier e Proust. Portanto, é necessário o entendimento dessas leis, das suas definições e condições de verificação para que seja possível responder corretamente as perguntas propostas. Desse modo, se apresenta como uma possível maneira dinâmica de abordar o conteúdo revisando o que foi previamente ensinado a respeito das transformações químicas.

Objetivo: A utilização desse jogo em sala de aula tem como objetivo promover uma aprendizagem de maneira lúdica, permitindo explorar de forma divertida o conteúdo já desenvolvido em sala de aula de maneira tradicional, ou não. Desse modo, se apresenta como uma excelente possibilidade para reforçar os conceitos aprendidos, relembrar conceitos já estudados e sanar as possíveis dúvidas que surgem no decorrer da atividade.

O jogo possui alguns modelos diferentes de serem jogados, podendo ser na forma de Quiz, Jogo da memória, Perseguição no Labirinto, Combinação, entre outros. Todos eles com as mesmas perguntas e tendo modificação apenas na forma como será jogado. Contudo, apesar da disponibilidade de modelos, é necessário averiguar qual modelo se encaixa melhor como um recurso de ensino de acordo com o conteúdo a ser ensinado e com o planejamento de abordagem do conteúdo.

Sugestão de uso:

Esse jogo possui usabilidade para celular, o que auxilia no planejamento da sua utilização. Sendo assim, é possível que ele seja utilizado para trabalhar com os alunos de maneira individual ou em grupo, pelo celular ou pelo computador, ampliando ainda mais as suas formas de uso.

Dentre os modelos disponibilizados pelo jogo, destacam-se aqui duas opções que foram consideradas como melhores para serem aplicadas e suas sugestões de utilização.

 

  • Verdadeiro ou falso: Nesse modelo as cartas contendo a imagem e a descrição da transformação passam pela tela com uma certa velocidade e o jogador deve clicar em uma das opções, transformação química ou transformação física, de acordo com a classificação da imagem. A duração desse modelo de jogo é de 1 min, portanto, durante esse tempo as 11 cartas passam pela tela e se repetem até que o tempo se esgote. Contudo, à medida que o tempo vai passando a velocidade com que as cartas passam aumenta e consequentemente o tempo para dar a resposta diminui. Ganha quem conseguir responder ao maior número de itens corretamente no intervalo de tempo do jogo. O ideal para a utilização desse modelo seria que todos os alunos estivessem com acesso ao aparelho celular, tablet ou computador.

 

  • Abra a caixa: uma dinâmica legal para essa possibilidade de utilização do jogo consiste na divisão da turma em dois grupos, e após tirar na sorte a ordem de jogada dos grupos, o primeiro deverá escolher um número de 1 a 11 para responder à pergunta referente a ele. Se o primeiro grupo acertar, fará ponto e o número escolhido é eliminado das opções dos outros grupos, se o grupo errar a pergunta a vez passa para o grupo seguinte que pode escolher responder à pergunta que o outro grupo errou ou escolher uma outra opção. Os alunos podem escolher os números aleatoriamente não sendo necessário responder em ordem crescente. Como são 11 perguntas, a última pode ser respondida de modo que um representante de cada grupo seja escolhido e o que responder escreva no papel a opção que considera correta, sendo verificado qual dos dois acertou. Em caso de empate, pode ser escolhido um novo modelo de jogo para critério de desempate.

 

É importante destacar que em todos os modelos de jogo que consideram a possibilidade da turma ser dividida em grupos se faz necessária presença de um projetor  em sala ou de uma televisão, para que o professor apresente o jogo e as equipes possam participar.

Na sugestão de utilização para que os alunos respondam de maneira individual em seu aparelho celular, é necessário que o professor realize login no site do jogo, de forma gratuita, e a partir disso  é possível que o professor escolha a opção compartilhar > meus alunos > definir atribuição. Desse modo o professor pode colocar um título para os resultados obtidos a partir dessa atividade, um prazo para que a atividade ocorra,  e escolher as configurações que preferir. Após esse passo, é só clicar em “começar” e escolher a melhor forma de compartilhar os jogos para que os alunos entrem com seus celulares e respondam. Pode ser compartilhado o link ou até mesmo o QrCode, de modo que o professor escolhe a forma que preferir para compartilhar. Desse modo todo os alunos podem se conectar com seus respectivos nomes, aparecendo ao final do jogo uma classificação segundo os acertos dos participantes, o tempo gasto por cada um para responder, os acertos e erros por pergunta, de modo que o professor pode analisar posteriormente quais alunos tiveram maior dificuldade e quais as perguntas com maior número de erros.

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular:

(EF09CI02) Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvidos em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.


Aspectos quantitativos das transformações químicas: List
bottom of page